Brasilplast 2011 realiza projeto reciclar

Ação tem como foco destacar os aspectos socioambientais do plástico.

São Paulo, março de 2011 – Com o apoio e a participação de expositores que representam todos os elos da cadeia produtiva dos plásticos (matéria-prima, transformadores, fabricantes de máquinas, recicladores e cooperativas de coleta seletiva), a BRASILPLAST 2011 (13ª Feira Internacional da Indústria do Plástico), que ocorre de 9 a 13 maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, traz para esta edição a OPERAÇÃO RECICLAR (https://operacaoreciclar.com.br).


Em uma área de 264 metros quadrados, localizada logo após a entrada principal do pavilhão, o a OPERAÇÃO RECICLAR visa desenvolver uma série de ações, focando aspectos como: Processo de Reciclagem, Produtos diferenciados feitos a partir de plástico reciclado, Informações sobre o ciclo completo do plástico, O lado humano da reciclagem e Mecanismos para desenvolvimento da qualidade e consumo responsável.


Direcionado a representantes do Governo e entidades públicas, representantes da sociedade e formadores de opinião (estudantes, professores, ONGs, etc.), imprensa nacional e internacional e às próprias empresas do setor que buscam um melhor entendimento sobre as políticas públicas, ações sustentáveis, produção limpa, novos produtos, etc., a OPERAÇÃO RECICLAR é a oportunidade de estabelecer uma comunicação clara e objetiva sobre os benefícios que o plásticos tem para a sociedade.


“A decisão de montar esse projeto veio da necessidade de mostrar à sociedade que as empresas vem, ao longo dos anos, desenvolvendo produtos e aplicações que não agridem o planeta”, esclarece Liliane Bortoluci, Diretora da Feira. Com isso, o setor também contribui com a redução do desperdício de alimentos, acondicionamento de resíduos, redução no consumo de combustíveis, soluções logísticas, desenvolvimento de novas tecnologias em inúmeros setores, etc.


“Apesar de compor uma forte cadeia produtiva e interagir com inúmeros setores da economia, a população em geral não tem tido acesso às informações esclarecedoras de forma simples e clara. A BRASILPLAST é a grande oportunidade para estabelecer essa comunicação com mercado nacional e internacional”, acrescenta a executiva.


Vale ressaltar que esta é a primeira vez que a BRASILPLAST, organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, realiza uma ação totalmente focada nos aspectos sócio ambientais dos plásticos. Durante a Feira, materiais processados nos estandes serão coletados e destinados para reciclagem durante o evento via cooperativa.


1) Processo de Reciclagem: o objetivo é ilustrar, de forma dinâmica e real, a reciclagem de produtos de plástico (fornecidos por expositores que estarão produzindo no evento), transformando-os em outro produto.


2) Produtos diferenciados feitos a partir de plástico reciclado: a exposição de produtos diferenciados tem como objetivo demonstrar que o plástico reciclado tem potencial de transformação em peças e aplicações mais nobres.


Exemplo de peças em exposição: móveis ou peças feitas de madeira de plástico, papel de plástico, Baldes/Lixões de 200 litros, Parabarros de carros (parte interna do paralama), Tubos de pequena polegada, Brinquedos – peças médias – 30 a 50 cm na média, bandejas para plantação e suporte de vasos – 50 cm a 1m de diâmetro, Peças de indústria eletroeletrônica – 30 cm de diâmetro, Peças menores de indústria automobilística, cubas de lavadoras, etc.


3) Informações sobre o ciclo completo do plástico: desde suas matérias-primas até as diversas tecnologias de reciclagem. O conteúdo será desenvolvido em mídia eletrônica que poderá ser apresentada em telão ou monitor touchscreen.


4) Aplicações/Produtos de Plástico: o objetivo é apresentar, através de mídia interativa (ex.: monitor touchscreen) as aplicações onde o plástico faz a diferença (setores como saúde, aeronáutica, embalagens inteligentes, etc.)


5) O lado humano da reciclagem: também em conteúdo eletrônico, o material desenvolvido irá destacar a importância da coleta seletiva e das cooperativas no processo de inclusão social, além de apresentar um panorama sobre a reciclagem no Brasil.


6) Mecanismos para desenvolvimento da qualidade e consumo responsável: o material desenvolvido para mídia interativa (monitor touchscreen) demonstrará a importância e os recursos que a indústria brasileira de plástico possui para desenvolver a qualidade e difundir o consumo responsável.


A Operação Reciclar é uma iniciativa da Reed Exhibitions Alcantara Machado, com o apoio da Plastivida. https://operacaoreciclar.com.br/


Mais informações:
OPERAÇÃO RECICLAR – BRASILPLAST 2011
Data: 9 a 13 de maio de 2011
Horário: 11h às 20h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209
Obs.: Evento Técnico. Proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados www.brasilplast.com.br


Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
Criada em abril de 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint venture firmada entre a maior promotora de feiras do mundo – a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997 – e a maior da América Latina – a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e que teve seus primeiros eventos, a Feira Internacional da MECÂNICA, em 1959, e o SALÃO DO AUTOMÓVEL, em 1960.


No biênio 2008-2009, a Reed Exhibitions Alcantara Machado recebeu cerca de 2,5 milhões de visitantes nos 50 eventos realizados, que ocuparam 1,739 mil metros quadrados de exposição, contando com a participação de 17.419 expositores nacionais e internacionais, dos mais diversos setores da indústria. Entre os objetivos da promotora estão propiciar aos expositores e seus clientes a oportunidade de incrementar negócios, trazer eventos internacionais para o Brasil e realizar novas parcerias.


Com escritório na cidade de São Paulo, a Reed Exhibitions Alcantara Machado conta com a colaboração de mais de 150 funcionários e realiza 42 feiras de negócios no Brasil, de setores como: Alumínio; Automotivo; Construção, Imóveis e Design de Interiores; Cultura; Elétrica, Energia e Automação; Eletrônicos e Engenharia Elétrica; Embalagem, Impressão, Logística e Transformação; Engenharia, Fabricação e Processamento; GEO Tecnologia; Iluminação, Ar-Condicionado e Refrigeração; Imagem e Entretenimento; Indústria Têxtil; Infraestrutura; Manufatura; Mecânica; Petróleo, Óleo e Gás; Plástico; Química e Petroquímica; Saneamento e Meio Ambiente; Segurança Eletrônica e Urbana; Tecnologia Agrícola; Turismo Entre os eventos integrados recentemente ao portfólio, destacam-se BIENAL DO LIVRO, QUÍMICA & PETROQUÍMICA, CONSUMER ELECTRONICS BRASIL SHOW, CASA & DECORAÇÃO SHOW, SALÃO DUAS RODAS, BRASIL OFFSHORE, AMBIENTAL EXPO, EXPO SÍNDICO SECOVI CONDOMÍNIO, AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS e EXPOALUMÍNIO. Sobre a Reed Exhibitions A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 35 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 35 escritórios próprios que empregam mais de 2.500 funcionários.


A Reed Exhibitions organiza uma série de eventos, incluindo exposições, conferências, congressos e reuniões. O portfólio contém mais de 440 eventos que atendem 44 setores da indústria.


O estreito relacionamento da Reed com profissionais, associações de classe e órgãos governamentais assegura que cada evento seja de interesse e relevância para os mercados atendidos. Como resultado, muitos eventos da Reed são líderes em suas áreas.



A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group plc, uma companhia listada entre as 100 maiores da Bolsa de Valores de Londres e líder mundial na divulgação e geração de informações.

Saiba Mais
Share by: